Sobre

Bem-vindo ao Campeonato Português de Futebol Não Oficial – provavelmente a competição de futebol português menos conhecida mas mais excitante.

É assim que funciona: o Campeonato Português de Futebol Não-oficial (CPFNO) coloca equipas nacionais reais em uma série contínua de partidas de título no estilo boxe. Os vencedores dos jogos do título da CPFNO tornam-se titulares e campeões portugueses não oficiais de futebol, e sobem na tabela de classificação.

A NOSSA HISTÓRIA

A linhagem CPFNO remonta ao primeiro jogo nacional de futebol de primeira linha em 1922, entre o FC Porto e o Sporting CP, no Porto. Como o Porto e o Sporting jogaram a Final do Campeonato de Portugal e essa ser considerada para o efeito, a primeira competição de nível nacional, o vencedor desta partida inicial poderia afirmar com segurança ser a melhor equipa de Portugal – os campeões portugueses não oficiais de futebol. Como nesse ano a competição decidiu-se por via de várias mãos, apontamos para essa ser o ponto de partida para o tira teimas.

A 04 de Junho de 1922, o FC Porto venceu por 2 a 1, o Sporting CP, tornando-se a primeira campeã portuguesa não oficial de futebol. Mas eles não mantiveram o título por muito tempo.

A 11 de Junho desse ano eles foram derrotados por 2 a 0 pelo Sporting CP, o que significa que o título da CPFNO passou para os leões.

Seguindo a linhagem CPFNO através de mais de 2800 partidas competitivas, podemos traçar como o título foi passado entre cerca de 55 equipas diferentes durante mais de 97 anos de futebol nacional. Ele foi realizado pela maioria das grandes equipes portuguesas, além de peões de futebol comparativos como o Bragança, Esposende ou Louletano.

AS REGRAS

A CPFNO também opera um sistema de classificação de todos os tempos.

As equipas recebem um ponto de classificação para cada vitória de título.

Nenhum ponto é concedido para empates.

Essa tabela actualmente é dominada pelo Benfica. Essa é uma fonte de debate, mas nos primeiros anos a CPFNO, como o futebol em geral, era dominada por lados de Alvalade ou Belenenses.

A IDEIA “ORIGINAL”

Como base de partida, poderemos ter de chegar às origens estatísticas do Campeonato Mundial de Futebol não oficial (UFWC) que remontam a 1872, a ideia de um título não oficial nasceu em 1967, e a fundação da UFWC como organização começou em 2002.

Em 1967, fãs de futebol escoceses afirmaram que, derrotando a Inglaterra por 3 a 2 em Wembley, em 1967, a Escócia tornou-se campeã mundial não oficial. Em 2002, uma pessoa que ligou para um programa de rádio de futebol americano confirmou essa afirmação e lançou um desafio estatístico tentador.

Quem, perguntou o interlocutor, eram os actuais detentores do título não oficial?

Identificar os actuais campeões não oficiais exigiu que a linhagem dos jogos de título de 1872 fosse actualizada até o momento. Vários estatutos de futebol dedicados alcançaram seus livros para realizar essa tarefa gigantesca.

Diferentes métodos e regras significavam que havia várias inconsistências, que a UFWC tentava resolver. O lançamento do site www.ufwc.co.uk em 2003 viu um conjunto definitivo de regras e registros criados. A UFWC nasceu “oficialmente“.

A UFWC expandiu-se nos últimos anos, apresentando o CW Alcock Trophy e o Hughie the Mascot , publicando um livro da UFWC e adicionando regularmente novos recursos ao site. Estamos sempre satisfeitos em trabalhar com novos redactores e novos anunciantes e patrocinadores, afirmam no seu site.

O Campeonato Mundial de Futebol Não Oficial permanece muito, bem, não oficial , mas recebeu uma espécie de positivo da FIFA. “Desde que as pessoas se divirtam com o futebol e que seja jogado com o espírito de respeito para todos os envolvidos, a não violação das Leis do Jogo e a ética do desporto, a FIFA está mais do que feliz!” Exclamou uma declaração do Departamento de Mídia da FIFA. ‘Desejamos muita diversão aos fãs da UFWC!

E é divertido o que é tudo. A UFWC não tem como objectivo usurpar a FIFA ou suplantar o Campeonato do Mundo em breve, mas preenche perfeitamente os quatro anos de ausência entre os torneios oficiais, e há uma boa quantidade de diversão em assistir a que o vencedor se tornará o mais recente detentor do título em uma linhagem ilustre que remonta a mais de 140 anos.

DA NOSSA PARTE

Todos os jogos da CPFNO são finais da taça e, para os fãs de futebol, não é muito mais emocionante do que isso.

Game on